quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cortisol responsável pelo hormônio do stress



O cortisol é um hormônio intimamente ligado ao sistema emocional, hormônio produzido pela supra renal está localizado acima do rim, que serve para controlar inflamações, alergias, os níveis de estresse, diminuir a imunidade, manter a estabilidade emocional, estimular o açúcar do sangue e criar proteínas.



Quando o cortisol está alto ou baixo no sangue, pode haver problemas como aumento do peso ou depressão. O diagnóstico do cortisol alto ou baixo é feito com base no exame do cortisol urinário e do cortisol plasmático.

Os níveis de cortisol variam durante o dia porque ele está ligado de certa forma à serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem estar. Alimentar-se corretamente e fazer exercícios, constituem o melhor tratamento para manter os níveis de cortisol dentro da normalidade. Dica: começar com exercícios que possam exigir do nosso corpo sem exageros, com uma evolução gradativa, pois a prática excessiva pode aumentar o cortisol, causando a quebra de massa magra, fadiga dos músculos.



Cortisol Alto

O cortisol alto deve ter um tratamento rápido, pois ele gera consequências desagradáveis, especialmente para quem quer ganhar mais músculos. Diversas causas podem gerar o aumento do cortisol no sangue, mas, a mais comum é o estresse, e, neste caso, as consequências serão:

Perda de massa muscular
Aumento do peso
Aumento das chances de osteoporose
Dificuldade na aprendizagem
Baixo crescimento
Diminuição da testosterona
Lapsos de memória

Cortisol Baixo

O cortisol baixo ocorre devido à baixa produção de serotonina, que é o hormônio ligado ao prazer e ao bem estar. Ele pode causar:

Depressão
Fadiga
Cansaço
Fraqueza
Desejo repentino de comer doces


Exame do Cortisol



O exame do cortisol é indicado para uma avaliação do nível de estresse do paciente, ou para avaliar possíveis inflamações ou alergias.

Procure seu médico e mantenha seus exames em dia.