segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ABUSOS

“Eis o começo de todo declínio: dar importância somente às grandes coisas e tratar com negligência as coisas pequenas. Ter em alta estima a humanidade e, entretanto, maltratar os criados - ou seja, eis o princípio de toda decadência.”



Hermann Hesse.

Hoje, o conceito de exercício físico pode ser visto como uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação de profissionais que visam, desta forma, desenvolver a resistência física, habilidades motoras, melhora do metabolismo, velocidade como nosso corpo trabalha e prevenção e tratamento de varias doenças.
Mas o que temos visto, por outro lado, são os “exercícios” provocando lesões e doenças. Por uma ditadura,em que, todo mundo faz o mesmo execício físico sem a mínima avaliação, para real definição, se está apto ou não à fazer o exercício.
Assim temos vistos vítimas dos “exercícios”, onde apresentam  lesões musculares, ortopédicas, disfunções hormonais, por uso abusivo de “suplementos” pré e pós treinos, que são usados muitas vezes sem nenhuma preescrição, dentro de uma ditadura em busca de resultados momentaneos, como foi ficar sem usar ?
Desta forma começamos a ver no dia a dia de consultórios e clínicas,  indivíduos jovens apresentando lesões, desvios de posturas podendo ser tratadas com fisioterapeutas a lesões mais grave levando a internação, destruição de músculos, situação essa apenas vista em casos de alcoolismo, alguns medicamentos, doenças genéticas , agora passa a ocorrer por conta de exercício físicos realizados em extremo.
Alterações hormonais, com bloqueio parcial ou total, do eixo hormonal, como vemos em atletas de MMA, por uso abusivo e aleatório de hormônios, estes atletas chegam totalmente debilitados do ponto de vista físico e pscicológico, pela gravidade do quadro, e dificuldade em atingir novamente alto desempenho...
No Ciclismo vimos ídolos serem rebaixados por não acreditarem em sua performance e técnica e acreditam apenas  e na utilização de substancias químicas.
Jamais devemos esquecer dos avanços da ciência hoje vemos atletas, antes considerados “velhos”, continuam a brilhar no futevôlei, futebol, maratonistas e em outros esportes, com dietas regradas e modulações hormonais preescritas de acordo com suas necessidades.

Queremos sim utilizar e aplicar todo este conhecimento em prol da qualidade de vida e saúde, dar importância somente às grandes coisas e tratar com negligência as coisas pequenas, como alimentar-se bem, ingerindo carboidratos, não são vilões, proteínas  são alimentos construtores, fontes de aminoacidos as gorduras mono e poli-insaturadas fontes essênciais para o nosso organismo.
Suplementos como diz o próprio nome suplementa, NÃO, é o carro chefe e não fará sozinha a mudança que você busca.
Hormônios são agentes aliados devem ser avaliados e quantificados antes de qualquer uso, independente da  forma a ser administrado, comprimidos ou forma injetável.

O principial objetivo é  a SAÚDE, na sua essência e fortaleza.

SAUDE À TODOS ...