segunda-feira, 2 de junho de 2014

Os benefícios das frutas no seu organismo.

Frutas, quais os benefícios?

Acho tão bonitas as frutas expostas nas feiras livres, sempre  presente  nos supermercados e varejões, sempre tenho a sensação de saudável.

E com certeza os benefícios que elas nos proporcionam são enormes, manter uma alimentação saudável muda tudo em nossas vidas, ficamos com a pele melhor, nossos cabelos e unhas também agradecem.

Além de serem muito saborosas, elas contêm fibras e fitoquímicos que são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer sendo grandes  aliadas na luta contra o envelhecimento, bom demais.

Infelizmente, aqui no brasil ainda não são todos que mantêm uma dieta rica em frutas, de acordo com o Ministério da Saúde.

 Dados indicam que apenas 18,9 % da população consomem cinco porções diárias - o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Então, vamos lá capriche e na sua sobremesas.

Aqui 10 tipos de frutas muito saborosas e nutritivas



Banana:  Essa é a fruta mais brasileira de todas  e não pode faltar  no cardápio.
Rica fonte de potássio que  ajuda a regular a pressão arterial. Também é  rica em vitaminas do complexo B e C. Além disso, sabe  quando bate aquela vontade de atacar  um doce coma uma banana,  já que a banana tem  triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Melancia: Rica em betacaroteno, a melancia é uma das frutas que mais contém água vitaminas do complexo A e B. Promove uma verdadeira limpeza no sistema digestivo, tanto no intestino, como no estômago, além de ser deliciosa.

Pêra:. A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água

Laranja – Hum, um bom suco de laranja, é bom demais,  conhecida por seu alto teor de vitamina C, também  rica em muitos outros compostos anticancerígenos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia ou 1 copo de suco) está significativamente associado à menor  incidência de câncer de pulmão e estômago.

Limão: É rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, é altamente antioxidante e contém limonóides, substâncias potentes no combate ao aparecimento de tumores

Goiaba: Assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico. Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata

Morango: Como todas as frutas vermelhas, contém catequinas, um fitonutriente rico em antioxidantes. Frutas vermelhas também são ótimas fontes de polifenóis, substâncias também encontradas nos vinhos e que, segundo estudos científicos, exerce proteção contra doenças vasculares, especialmente às relacionadas ao coração.

Uva: Nas uvas contêm quercetina, substância que combate coágulos e inflamações. Também contém flavanóides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol

Abacaxi: A bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas

Mamão: A papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante.



Viu quantos benefícios para o seu bem estar, que tal comer uma fruta agora mesmo?


SAÚDE PARA OS SEUS PÉS

Você nem imagina onde seus pés podem levá-lo, quando bem tratados então…



Você reconhece qual seu formato de PÉ ?
Pé chato é aquele definido por pouca ou nenhuma curva na  face interna.

Cuidados que você deve ter:

Evitar o uso de sandálias totalmente rasteiras o  ideal é aquela com uma  discreta elevação no calcaneo para evitar dores na região da planta dos pés .
Pé pronação é o pé virado para fora, esse é danado, costuma desgastar os calçados na parte de fora.

Cuidados que você deve ter:

Usar um tipo de  tênis adequado para uniformizar a passada e quando vestir sapatos usa-los com palmilhas.
Pé supinação, esse é aquele pé virado para dentro, causando desgastes nos calçados na parte interna.

Cuidados que você deve ter:

Fazer uso de palmilhas com pequena elevação na parte interna, um relevo, faça com que seus sapatos durem mais e seus pés agradecerão.
Calosidade, hum, a causa pode ser o uso de sapatos apertados, portanto, escolha o número correto se não encontrou aquele sapato que você tanto queria na sua numeração, esqueça, melhor para a saúde de seus pés viver sem ele.
Ao experimentar um calçado preste atenção no conforto e acomodação de seus pés, qualquer sensação desagradável, não insista, não tenha esta deselegância …

A saúde e cuidados com os pés são fundamentais para a nossa caminhada na vida.

Agora, se você está em dúvida de qual é a sua passada, existe uma avaliação, é a Podoscopia.

CONHECER A SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL AJUDA-NOS A SUPORTA-LA.

As mulheres que sofrem da Síndrome Pré-menstrual (SPM) têm uma série de sintomas associados ao seu ciclo menstrual que se repetem mês após mês.



Muitas vezes, estes sintomas acabam por interferir com algum aspeto da sua vida familiar, escolar, social ou profissional. Estes sintomas tanto podem ser de tipo emocional como físico. Nem todas as mulheres têm o mesmo tipo de alteração pré-menstrual e, inclusive, a mesma pessoa não repete necessariamente os mesmos sintomas sempre.

O que é a Síndrome Pré-menstrual (SPM)?

A Síndrome Pré-menstrual caracteriza-se por uma série de alterações, tanto emocionais como físicas, que ocorrem nos dias anteriores à vinda do período. Estas alterações, na grande maioria das mulheres, são toleráveis e assumimo-las como próprias da nossa condição de mulher. Contudo, em algumas mulheres, estes sintomas são especialmente dolorosos e interferem com as suas atividades diárias.
A Síndrome Pré-menstrual não é apenas uma sensação de tensão ou depressão, mas sim um conjunto de sintomas bem definidos que constituem uma síndrome.

Quando é que a SPM surge?

Estes sintomas manifestam-se, geralmente, durante a segunda fase do ciclo menstrual, entre o 14º e o 28º dia, e desaparecem com a vinda do período.
Algumas mulheres têm a Síndrome Pré-menstrual um ou dois dias e, em seguida, desaparece, enquanto que outras podem sentir-se tão mal que não conseguem fazer quase nada. Nestes casos, se te sentires muito mal-humorada e infeliz, seria uma boa ideia falares abertamente sobre isso com a tua família e amigos. Assim, estarão prevenidos, serão pacientes e dar-te-ão apoio.

O que é que desencadeia a Síndrome Pré-menstrual?

Desconhece-se exatamente quais são as causas da Síndrome Pré-menstrual, mas existem muitas hipóteses para explicá-la.
Supõe-se que esta síndrome é causada por um desequilíbrio entre os estrogénios e a progesterona, com um aumento relativo dos primeiros. Tal dá lugar a uma retenção de água e de sódio, com aumento de peso e edema generalizado, que é a causa que explicaria a maioria dos sintomas anteriormente mencionados.
Existe também uma grande componente psicológica, já que as mulheres com uma grande carga emocional são mais suscetíveis de desenvolverem a síndrome. No entanto, não se pode responsabilizar só os fatores psíquicos como causadores da Síndrome Pré-menstrual. Outras teorias defendem que se trata de uma resposta anormal do organismo face às alterações de neurotransmissores neuronais, como as beta endorfinas. Também se defenderam outros possíveis mecanismos que a relacionam com a nutrição, a deficiência de vitamina B6, a hipoglicemia e níveis baixos de cálcio ou magnésio. Não existe nenhuma hipótese que, por si só, explique as causas da Síndrome Pré-menstrual. O mais provável é tratar-se de uma combinação de diferentes fatores que interagem, ao mesmo tempo, com algum acontecimento vital: stress, problemas em casa ou no trabalho, exames ou outras situações stressantes.

Quais são os seus sintomas?

SINTOMAS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS
Depressão                           Confusão
Ataques de raiva              Retração social
Irritabilidade                     Falta de concentração
Ataques de choro             Distúrbios do sono
Ansiedade                           Alterações no apetite (Desejos de comida ou bebida)
SINTOMAS FÍSICOS
Seios inflamados             Inchaço e aumento de peso
Dores de cabeça              Inchaço das mãos e pés
Dores e mal-estar geral

Para corresponderem completamente à definição de SPM, estes sintomas:

Devem ser perceptíveis, pelo menos, 5 dias antes do período, e, no mínimo, 3 ciclos menstruais seguidos
Devem desaparecer ao fim dos quatro dias seguintes ao início da menstruação
Devem INTERFERIR com algumas das tuas atividades habituais

Que medidas tomar?

Existem muitos tratamentos para a Síndrome Pré-menstrual, desde simples remédios caseiros a tratamentos prescritos pelo médico. O importante é encontrar o remédio que seja mais útil para cada uma. O simples facto de seguir hábitos saudáveis pode ajudar algumas de nós, tais como: – uma dieta adequada e chá de camomila, devido às suas propriedades analgésicas e emolientes,- descansar comodamente e dormir mais de 7 horas diárias,- fazer pequenos exercícios de alongamentos musculares. – utilizar diferentes técnicas de relaxamento, tanto mental como emocional. Também existem algumas medidas mais específicas que podes pôr em prática com o teu médico.

Dieta:

Convém uma dieta saudável, com muita fruta e verduras, baixa em sal e que evite o consumo excessivo de água durante os dias anteriores ao período. Tal ajudar-nos-á a evitar a retenção de líquidos tão incómoda nesses dias.
Também é recomendável consumir pouco açúcar e reduzir a cafeína e o álcool. De um modo geral, são irritantes e podem aumentar a sensação de peso.

O exercício físico.

O exercício proporciona-nos uma sensação de bem-estar e pode ajudar-nos a reduzir a tensão psíquica que costumamos ter durante estes dias. Deve tratar-se de um tipo de exercício suave e cómodo, e, melhor ainda, se a prática for regular.

Dicas.

- Uma dieta equilibrada
- Comer pouco e várias vezes
- Comer muita fruta e verduras frescas
- Consumir pouco sal e pouco açúcar
- Reduzir o consumo de café, álcool e tabaco
- Usar roupa confortáveis 
- Usar um calçado raso e confortável
- Fazer exercício físico moderado
- Realizar alguma atividade lúdica de que gostes e que te divirta
- Falar com a tua família ou amigos sobre como te sentes

Durante a SPM, que coisas nos prejudicam?

- Usar peças de roupa muito apertadas
- Usar sapatos de salto alto
- Tomar antidepressivos ou tranquilizantes se não tiverem sido receitados pelo teu médico

Alimentar-se de 3 em horas

A importância de se alimentar de 3 em 3 horas

Na verdade, essa é uma dúvida frequente e como quero vê-los bem, segue aqui a minha explicação, deixando bem claro que não precisa ser tão radical.

O motivo desse período de alimentação é muito mais referente a Manutenção do Metabolismo Ativo, o nosso corpo, para funcionar bem precisa de energia, e nosso combustível são representados pela glicose, proteínas e gorduras, portanto, se não fornecermos o alimento para preservar as funções vitais, nosso organismo diminui o ritmo de trabalho e com isso passamos a gastar menos energia, isto é, o nosso corpo não está gastando gordura e sim proteína (massa magra), assim, nossos músculos irão embora.

Sem contar que, o ato de fracionar as refeições evita o consumo exagerado nas principais refeições, como almoço e jantar, o real objetivo da alimentação fracionada é a manutenção do metabolismo ativo.

Fazer lanchinhos intermediários é a chave do sucesso da manutenção do metabolismo ativo.
 Para garantir a energia deve-se sempre ter uma fonte de glicose, o carboidrato, porém, sabemos que todo carboidrato tem rápida digestão e por isso, se consumido sozinho durante o dia, provoca picos na glicemia, o que é muito desfavorável, pois, quanto mais rápido sobe a glicemia, mais insulina secretamos e a insulina por sua vez leva rapidamente a glicose para as células do corpo causando o que chamamos de rebote: queda brusca da glicemia, em hipoglicemia, nosso mecanismo de defesa é acionado, travando o metabolismo e induzindo ao uso de proteína como fonte de energia, massa magra.

 A solução deste problema está em não consumir carboidratos isoladamente e sim sempre associados com alimentos protéicos ou ricos em gorduras saudáveis ( castanhas, nozes, amêndoas, pistache...).

Tanto as proteínas quanto as gorduras digerem lentamente, retardando a absorção da glicose, que assim, cairá na circulação gradativamente, mantendo o metabolismo ativo por mais tempo, por exemplo, não ingerir frutas isoladamente, mas associar com castanha ou nozes, que equilibram a saciedade.

Comer a cada 3 horas mesmo sem estar com fome? 

A princípio sim, desde que você tenha feito refeições normais, sem exageros e saudáveis (baixo teor de gordura), você deve se alimentar após 3 horas,  tempo estimado de digestão, absorver e utilizar a energia consumida na refeição anterior.

 A fome tem mais relação com os hábitos alimentares do que a real necessidade de energia. Nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar, se você não faz as refeições intermediárias ele não vai te pedir comida, isso quer dizer que você não sentirá  fome.


Dica:  leve sempre um lanchinho, sementes são fáceis de carregar, eu não saio de casa sem minha lancheira.


DIABETES: CUIDADO REDOBRADO COM OS PÉS


Síndrome metabólica de origem múltipla, o diabetes caracteriza-se pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos – com atuação deficitária da insulina, o açúcar não consegue entrar nas células para cumprir seu papel de fornecer energia e permanece circulando no organismo.



Entre os diabéticos, infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado “pé diabético”. Uma doença que, entretanto, pode ser evitada. Para orientá-los, apresentamos 10 coisas que você precisa saber ao lidar com esse problema e evitar complicações:
01.   Fique atento aos sintomas: a pessoa com pé diabético apresenta sintomas como formigamentos, dores, perda de sensibilidade local, sensação de agulhadas, dormência, queimação nos pés e pernas – todos com tendência a serem acentuados à noite e sentidos ao deitar.
02.   O Diabetes mal controlado é responsável por desencadear o pé diabético. Portanto, a medida mais importante a ser tomada é a manutenção dos níveis de glicemia controlados, além de exame visual diário dos pés e avaliação médica periódica.
03. Pacientes com diabetes tipo 1 e 2 devem obrigatoriamente passar por avaliação dos pés regularmente.
04. Prestar atenção ao surgimento de frieiras, cortes, calos, rachaduras, feridas ou até mesmo alterações de cor. Avisar imediatamente ao médico sobre alterações.
05. É importante manter os pés limpos, e usar água morna, nunca quente, para evitar queimaduras. O indicado é utilizar toalhas macias e manter a pele hidratada, mas evitar passar creme entre os dedos ou ao redor da unhas.
06. Evitar tecidos sintéticos para as meias. Dar preferência a algodão ou lã.
07. Evitar tirar a cutícula da unhas dos pés (para minimizar risco de cortes) e não cortar calos.
08. Sempre proteger os pés, inclusive na praia e piscina.
09. Os calçados ideias são fechados, macios, mas que ofereçam firmeza.
10. Fazer caminhadas, pois essa prática favorece a circulação local.

DOENÇAS TÉRMICAS



Exaustão térmica: causada pela desidratação provocada pelo aumento de temperatura, o volume sanguíneo cai  e o sistema cardiovascular não consegue garantir o fluxo de sangue para todo o corpo, comprometendo funções como a produção de energia.  As células em geral ficam desidratadas, provocando descoordenação, vertigem, dor de cabeça, náuseas e vômito.
Cãibras: a perda de sais minerais na transpiração perturba o chamado equilíbrio eletrolítico, que garante o bom funcionamento dos músculos. Como consequências, surgem espasmos, mais freqüentes no abdômen e na panturrilha. Isso dói, banana é um excelente repositor natural, portanto, o consumo desse fruto é super indicado.
Síncope: no caso de uma hidratação inadequada, o volume de sangue diminui, ocasionando queda da pressão arterial, gerando fraqueza generalizada, tontura, palidez e desmaio.
É preciso saber que o equilíbrio entre a produção e a perda do calor no organismo mantém a temperatura corporal em níveis estáveis, ou seja, em torno dos 37ºC. Nessas condições, o organismo não precisa acionar ações termorreguladoras para manter a temperatura central em equilíbrio. Entretanto, quando o corpo é exposto a situações térmicas excedentes de calor ou de frio, que ultrapassam os limites de conforto térmico, essas ações são acionadas para que se mantenha o calor interno estável.
Alguns fatores internos podem também desafiar a estabilidade térmica – e  atividade muscular é um dos fatores  mais importante. O exercício físico aumenta o metabolismo, elevando consideravelmente a temperatura corporal. Conforme a intensidade do esforço e as condições ambientais, a temperatura corporal central pode elevar-se a níveis prejudiciais à saúde.
Assim, indivíduos que se exercitam em ambientes muito quentes enfrentam desafios fisiológicos que podem, além de comprometer o desenvolvimento de suas atividades, causar lesões térmicas sérias e inclusive risco à própria  vida. O armazenamento de calor e a conseqüente elevação da temperatura corporal central a níveis críticos acarretam na incidência dessas doenças térmicas.
Portanto, hidrate-se, a água é alimento para o corpo, pele, músculo e nossa temperatura corporal.

SUPLEMENTAÇÃO X NUTRIÇÃO

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não no nosso organismo.



A nossa alimentação é responsável por nutrir essas necessidades, mas hoje, por diversas razões a qualidade dos solos para plantio de alimentos vem sendo desrespeitado, consequentemente os alimentos plantados nesse solo são adubados com substâncias que aceleram o crescimento dos mesmos, fazendo com que o alimento colhido passe por um processo de desqualificação vitamínico, acelerando o desenvolvimento de colheita, perdemos muito, os alimentos tendem a nos fornecer menos vitaminas.
Desta forma o cuidado com a suplementação deve ser realizado, não para substituir, mas para a sinergia e aproveitamento das vitaminas contidas nos alimentos.

Nunca se descuidando da alimentação.

Vitaminas são compostos orgânicos requeridos em pequenas quantidades (microgramas a miligramas/dia) e, ao contrário do que muitos pensam, não fornecem energia ao organismo. Elas facilitam as reações químicas que geram energia e promovem o crescimento e desenvolvimento corporal, bem como, estão envolvidas com a prevenção de doenças, lesão de tecidos e envelhecimento precoce, melhora do sistema imunitário e reprodução, entre outros:
Cálcio: Formação óssea, manutenção no desgaste ósseo, contração muscular, impulsos nervosos. Onde encontrar: sardinha, hortaliças verde-escuras
Fósforo:Mantém ossos e dentes fortes, componente de algumas enzimas essenciais ao funcionamento: carnes, aves, peixes, gemas de ovos, leguminosas, derivados do leite.
Potássio:Equilíbrio hídrico, promove funcionamento de músculos e do metabolismo. Abacates, bananas, frutas cítricas e secas, leguminosas e muitos vegetais e os produtos de grão integral.
Sódio: Equilíbrio hídrico, promove o funcionamento de músculos e do metabolismo.
Sal de cozinha, derivados do leite, frutos do mar, temperos.
Magnésio: Coenzima do metabolismo protéico e energético, ativador enzimático, atua no crescimento tecidual, no metabolismo celular e ação no músculo : Verduras, leguminosas, cereais e pães integrais, carnes, peixes e ovos.
Cloro Presente no suco gástrico Mantém o equilíbrio hídrico e de eletrólitos : Sal comum, frutos do mar.

Sempre ouço essa dúvida

"Água com gás engorda?"

Água mineral com gás não possui calorias, portanto, o gás carbônico não gera calorias e nem e responsável pela celulite.

 Aliás, a quantidade de gás carbônico que produzimos a cada dia no nosso metabolismo (que expulsamos pelos pulmões), seriamos só celulite, caso isso fosse real .

 Outra duvida, devo beber ÁGUA mesmo sem sentir sede?

A rigor, sim, os idosos tem a percepção de sede diminuída, com a idade.  Isso significa, porém, que podem beber menos água com o passar dos anos.

Assim, a hidratação sem sede é muito importante, que torne um hábito. Muitas vezes, na correria do dia a dia, nos esquecemos de beber água, ainda mais no inverno. Só bebemos quando nosso corpo nos dá sinal, a sede.

Cuidado, a hidratação é vital para os nossos órgãos.

Uma dica: ande com sua garrafinha de água, arrume um espaço para ela na sua bolsa, mochila, enfim, hidrate-se.





Pernas Para que te quero?

Pernas para que te quero? 

Para serem lindas, serem vistas.  

Para caminhar e seduzir.

                                Aumentar o metabolismo queimando gorduras...

Sabemos que o metabolismo pode ser definido como a velocidade com a qual o nosso corpo trabalha, ou seja, para exercer funções simples inerentes a vida, exemplo:- respirar, bater coração , realizar a digestão, preservar a musculatura ....

Assim se otimizarmos a massa muscular, massa nobre, podemos aumentar a velocidade com a que o nosso corpo trabalha, isto é , "nos tornamos mais ágeis ".

A importância além de ir e vir, da musculatura dos membros inferiores,  que é dividida coxa parte anterior (parte da frente) e parte posterior ( parte de trás ), compondo esta unidade temos várias unidades musculares, e a perna também anterior e posterior.

Estas unidades são bem vascularizadas por artérias que levam o oxigênio, que é fundamental para o metabolismo e outros sistemas nervoso, esta musculatura que transporta CO2, gás carbônico .

 Suando muito “ CUIDADO “ pois suar não significa metabolismo acelerar !!!

 Assim,  estimulando esta fabulosa unidade muscular , tanto através de exercícios aeróbicos, caminhadas e anaeróbicos (musculação), favorece o aumento do metabolismo basal, o gasto que mantêm nossa engrenagem funcionando rapidamente,  quanto maior o teor de massa muscular, mais rápido metabolicamente este organismo é para queima de  gordura.

 Cuidados com a musculatura

É imprescindível o alongamento antes e após atividade física, deve- se  trabalhar muito bem para que o corpo mantenha o equilíbrio, o qual  será conquistado se cuidarmos de nossa alimentação, o nosso combustível, não se esqueçam.



Pernas que te quero belas ....





ALIMENTOS FUNCIONAIS REDUZEM O COLESTEROL, ATUAM NO INTESTINO E PROTEGEM DO ENVELHECIMENTO

Saiba mais sobre os Probióticos, Prebióticos, Antioxidantes e fibras. É importante salientar que esses produtos não devem substituir o consumo de frutas, legumes e verduras.




Cada vez mais estuda-se os alimentos sob o ponto de vista de suas funções em nosso organismo, identificando quais características e atividades são estimuladas ou inibidas com o seu consumo.
Nesse contexto, os alimentos funcionais são aqueles que servem para enriquecer a dieta com substâncias capazes de prevenir o envelhecimento precoce, ajudar no funcionamento do intestino ou reduzir a absorção de gordura pelo organismo.
Visando esses benefícios é que encontramos no mercado pães, iogurtes, aveia, margarinas, biscoitos e bebidas acrescidos de compostos como probioticos, prebióticos, fibras, fitoesteróis e antioxidantes.
De acordo com a endocrinologista Suzikelli Lisboa Souza,

“Todos eles fazem bem à saúde, mas isso não significa que sejam capazes de substituir o consumo diário de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes”.


Aliments Funcionais, regulamentados no Brasil desde 1999, são aqueles capazes de nutrir, além de melhorar a saúde e reduzir a incidência de doenças.
Produtos Funcionais são diferentes de produtos naturais, e o consumo do primeiro grupo não elimina a necessidade do segundo. Além disso, é preciso manter hábitos saudáveis para que os alimentos funcionais tenham efeito no organismo.

Quem deve consumir?

Alimentos funcionais combates os radicais livres, dificultam a absorção de gorduras e ajudam no funcionamento intestinal. Desta forma, é indicado para pessoas com prisão de ventre, quem tem colesterol alto ou no limite e indivíduos com vida estressante.

Probióticos:

Estão presentes, por exemplo, nos iogurtes. São bactérias que impedem o crescimento de micro-organismos prejudiciais à saúde. Ao mesmo tempo, estimulam a produção de células de defesa e aumentam a produção de muco e o trânsito intestinal.

Prebióticos:

Pães e bebidas de soja estão nesse grupo. São substâncias que melhoram a flora intestinal, ao fornecer “comida” para ela.

Fitoesteróis:

Nessa grupo, encontram-se a margarina e o iogurte. São como chave e fechadura, onde entra o colesterol. Ele conecta-se a essas estruturas e, assim, diminuem a absorção de gordura.

Fibras:

Biscoitos de fibra, por exemplo, aumentam o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal.

Áreas da Endocrinologia


Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? 

Conheça, aqui, as áreas de atuação desse especialista:


Andropausa: Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.

Colesterol e Triglicerídeos: A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.

Crescimento: Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.

Diabetes: Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você poder desenvolver diabetes! Mas se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar diabético.

Distúrbios da Menstruação: Alterações do ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.

Distúrbios da Puberdade: Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.

Doenças da Glândula Supra-Renal: Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.

Doenças da Hipófise: Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.

Excesso de Pelos: Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou amento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.

Obesidade: A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas.

Osteoporose: Trata-se de uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

Reposição Hormonal da Menopausa: A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais ao da própria mulher, para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa.



Tireoide: Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; coração acelerado; perda ou ganho de peso;e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.

Procure o seu médico e mantenha seus níveis de colesterol em harmonia.

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A MASSA MUSCULAR

Você sabia que setenta por cento da massa muscular resulta da alimentação e do descanso, enquanto os outros 30% vêm dos exercícios de força?





Uma fraca alimentação poderá levar a uma perda de massa muscular de nada terá adiantado todo o seu suor.

A Universidade de Connecticut, EUA, apresentou uma lista com 8 alimentos que nos ajudará a manter o equilíbrio alimentação/treino, com certeza os benefícios serão muito mais visíveis.
Segue:

Ovo 

O ovo é o alimento com o maior valor proteico e apesar da carne ser mais eficiente na formação dos músculos, o ovo leva uma vantagem: a sua gema possui vitamina B12 que ajuda na diminuição dos níveis de gordura e ajuda na contração muscular.

Outras vantagens do ovo:

- Ajuda a formar e a renovar os ossos, pele e músculos;
- Estimula o crescimento das fibras musculares;
- Juntamente com os hidratos de carbono, ajuda na recuperação pós-treino.
Portanto, consuma ovos, mas não frito, é claro!

Amêndoas e nozes


As amêndoas são ricas em vitamina E na forma de alfa-tocoferol, um antioxidante poderoso que combate os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento da pele.
Outras vantagens destes alimentos é que ajudam os músculos a se recuperar depois de um treino pesado e ajudam a baixar o LDL (mau colesterol) responsável pela formação das placas de gordura nas artérias.
A medida ideal de consumo são cinco unidades antes do almoço e mais cinco antes do jantar, já que elas dão saciedade e assim evitam que você coma demasiadamente nas refeições e outras cinco no lanche da tarde, por exemplo, totalizando quinze unidades por dia. Claro que você pode e deve consumir em horários que mais lhe for favorável.

Salmão


Além de altamente proteico, o salmão é famoso por ter muito ômega 3 que é uma gordura totalmente benéfica ao nosso organismo. Além desse benefício, o ômega 3 também ajuda a prevenir doenças do coração e inflamatórias como a artrite e contribui para o tratamento de doenças degenerativas como o Alzheimer e o câncer.
Uma boa medida de consumo do salmão são postas ou filetes três vezes por semana após o exercício, preparado a baixa temperatura e acompanhado de uma porção de hidratos de carbono como arroz, batatas cozidas ou massa.

Iogurte


Depois de uma sessão de treino, o iogurte é uma das melhores opções para recuperação dos músculos por ter uma combinação perfeita de hidratos de carbono e proteínas.
Os hidratos de carbono do iogurte associados a frutas, ajudam a aumentar os níveis de insulina equilibrando as taxas de açúcar no sangue e impedem a queima de massa muscular para repôr a energia perdida nos exercícios.
O Iogurte também possui ácido linoleico conjugado que acelera o metabolismo e bloqueia a lipogenese que é a acumulação e armazenamento de gordura no corpo.
Coma um ou dois iogurtes diariamente sem açúcar ou adoçante, ah, mas não devem ser yogurtes cheio de recheios e coberturas e sim os naturais.

Carne

Principal fonte de creatina que é responsável pelo aumento de força e resistência muscular. A carne vermelha é essencial na construção dos músculos, além disso, contêm ferro, zinco, vitamina B3 e B12 que são nutrientes cruciais para quem quer resultados.
Outro benefício da carne, é que ela possui licopeno, que fortalece o sistema imunológico e contribui para a prevenção do câncer  de próstata.

Azeite

Carregado em gorduras monoinsaturadas (omega-9) e polinsaturadas o azeite diminui os níveis de TNF-alfa (age contra inflamações) que é uma proteína ligada ao enfraquecimento e desgaste dos músculos.
Outra vantagem do azeite é que possui um alto teor de gorduras saudáveis afastando o risco de doenças cardíacas, câncer do cólon, diabetes e osteoporose.
Use no máximo duas colheres de sopa por dia do azeite extra-virgem (já que nele há maior concentração de gorduras monoinsaturadas e também de vitamina E) em saladas.

Água


A queda de níveis de hidratação corporal em apenas 2% prejudica o desempenho nos treinos, pois a síntese de proteínas (fundamental para o crescimento muscular) é melhor em células bem hidratadas, ou seja, quanto mais hidratado você estiver, mais rapidamente seu corpo usará as proteínas para construir a musculatura.
Um músculo com apenas 3% de desidratação, tem uma perda de 10% na força e de 8% na velocidade, ou seja, quando o músculo está desidratado você fica cansado muito mais rápido.
Além disso, a água facilita a eliminação de toxinas pela urina, melhora o funcionamento dos rins e intestinos e ainda nutre nossa pele.
Beba pequenos goles de água a cada 10 minutos, antes, durante e depois dos exercícios.

Banana

Coma ao menos uma unidade dessa fruta antes de encarar os exercícios, ela  oferece 30 gramas de carboidrato, que vai gerar energia para cerca de 1,5 hora de malhação e 400 mg de potássio, fundamental para o desempenho muscular.

Batata doce

Uma unidade grande tem cerca de 30 gramas de carboidrato, que é a recomendação diária pré-treino. O carboidrato contido nesse alimento permitirá uma produção longa e gradual de energia, evitando que o organismo acumule o nutriente na forma de gordura. Se fizer exercícios no  fim do dia, acrescente o legume no lanche da tarde, pois o consumo de carboidrato dever ser feito, no mínimo, duas horas antes da malhação. “Além disso, a batata-doce tem vitamina A, que é um antioxidante importante para o organismo e um grande fortalecedor do sistema imunológico.

Aveia

Trata-se de outro alimento importante para constar no seu cardápio de café da manhã.  Meia xícara desse cereal  contém 27 gramas de carboidrato.

Cereais Integrais

Esses alimentos não podem faltar no café da manhã e no almoço, principalmente se você costuma malhar no fim do dia ou à noite. Eles fornecem um bom montante de carboidrato, que garantirá a energia que você precisa para fazer exercícios. Sem contar que são ricos em fibras, que promovem a absorção gradual de carboidratos pela corrente sanguínea, e também ajudam a transportar proteínas para os músculos para que eles se desenvolvam. A sugestão é para que você não deixe de comer arroz integral, ao menos no almoço, para ter pique de puxar ferro mais tarde. A quantidade dependerá do esforço que você costuma doar aos pesos. Mas, no geral, cerca de três colheres de sopa estão de bom tamanho.

Café


Carregado de cafeína, o café melhora o desempenho, a concentração e a disposição para o exercício. Os cientistas dizem que a cafeína também estimula diretamente os músculos e contribui para o aumento das repetições nos exercícios. O café também tem propriedades antioxidantes.
Porém o café é desaconselhável  para quem sofre de úlcera ou algum tipo de doença cardíaca e pressão alta. Mesmo quem é saudável, se a ingestão do café for em excesso, pode ter distúrbios como arritmias, gastrite, insónias e irritabilidade.
E minha última dica é:Sua refeição pós treino deve ser feita no máximo 30 minutos após, pois é neste intervalo que os nutrientes são utilizados para a reposição no fígado e nos músculos, do glicogénio, um tipo de hidratos de carbono usado como fonte de energia para o crescimento muscular, mas que não é depositado sob a forma de gordura, ou seja, o que você ingerir até meia hora após os exercícios não vai se transformar em calorias extras e sim em massa magra.

Caso você não se alimente adequadamente, corre o risco de engordar ou de fazer com que o seu organismo assalte toda a proteína que constrói músculos, a fim de gerar a energia que a demanda de exercícios exige.

Cuide  de sua alimentação lembrando q as gamas de alimentos são muito variadas, aqui falei de alguns que considero essenciais.