segunda-feira, 2 de junho de 2014

DOENÇAS TÉRMICAS



Exaustão térmica: causada pela desidratação provocada pelo aumento de temperatura, o volume sanguíneo cai  e o sistema cardiovascular não consegue garantir o fluxo de sangue para todo o corpo, comprometendo funções como a produção de energia.  As células em geral ficam desidratadas, provocando descoordenação, vertigem, dor de cabeça, náuseas e vômito.
Cãibras: a perda de sais minerais na transpiração perturba o chamado equilíbrio eletrolítico, que garante o bom funcionamento dos músculos. Como consequências, surgem espasmos, mais freqüentes no abdômen e na panturrilha. Isso dói, banana é um excelente repositor natural, portanto, o consumo desse fruto é super indicado.
Síncope: no caso de uma hidratação inadequada, o volume de sangue diminui, ocasionando queda da pressão arterial, gerando fraqueza generalizada, tontura, palidez e desmaio.
É preciso saber que o equilíbrio entre a produção e a perda do calor no organismo mantém a temperatura corporal em níveis estáveis, ou seja, em torno dos 37ºC. Nessas condições, o organismo não precisa acionar ações termorreguladoras para manter a temperatura central em equilíbrio. Entretanto, quando o corpo é exposto a situações térmicas excedentes de calor ou de frio, que ultrapassam os limites de conforto térmico, essas ações são acionadas para que se mantenha o calor interno estável.
Alguns fatores internos podem também desafiar a estabilidade térmica – e  atividade muscular é um dos fatores  mais importante. O exercício físico aumenta o metabolismo, elevando consideravelmente a temperatura corporal. Conforme a intensidade do esforço e as condições ambientais, a temperatura corporal central pode elevar-se a níveis prejudiciais à saúde.
Assim, indivíduos que se exercitam em ambientes muito quentes enfrentam desafios fisiológicos que podem, além de comprometer o desenvolvimento de suas atividades, causar lesões térmicas sérias e inclusive risco à própria  vida. O armazenamento de calor e a conseqüente elevação da temperatura corporal central a níveis críticos acarretam na incidência dessas doenças térmicas.
Portanto, hidrate-se, a água é alimento para o corpo, pele, músculo e nossa temperatura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário