segunda-feira, 2 de junho de 2014

ALIMENTOS FUNCIONAIS REDUZEM O COLESTEROL, ATUAM NO INTESTINO E PROTEGEM DO ENVELHECIMENTO

Saiba mais sobre os Probióticos, Prebióticos, Antioxidantes e fibras. É importante salientar que esses produtos não devem substituir o consumo de frutas, legumes e verduras.




Cada vez mais estuda-se os alimentos sob o ponto de vista de suas funções em nosso organismo, identificando quais características e atividades são estimuladas ou inibidas com o seu consumo.
Nesse contexto, os alimentos funcionais são aqueles que servem para enriquecer a dieta com substâncias capazes de prevenir o envelhecimento precoce, ajudar no funcionamento do intestino ou reduzir a absorção de gordura pelo organismo.
Visando esses benefícios é que encontramos no mercado pães, iogurtes, aveia, margarinas, biscoitos e bebidas acrescidos de compostos como probioticos, prebióticos, fibras, fitoesteróis e antioxidantes.
De acordo com a endocrinologista Suzikelli Lisboa Souza,

“Todos eles fazem bem à saúde, mas isso não significa que sejam capazes de substituir o consumo diário de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes”.


Aliments Funcionais, regulamentados no Brasil desde 1999, são aqueles capazes de nutrir, além de melhorar a saúde e reduzir a incidência de doenças.
Produtos Funcionais são diferentes de produtos naturais, e o consumo do primeiro grupo não elimina a necessidade do segundo. Além disso, é preciso manter hábitos saudáveis para que os alimentos funcionais tenham efeito no organismo.

Quem deve consumir?

Alimentos funcionais combates os radicais livres, dificultam a absorção de gorduras e ajudam no funcionamento intestinal. Desta forma, é indicado para pessoas com prisão de ventre, quem tem colesterol alto ou no limite e indivíduos com vida estressante.

Probióticos:

Estão presentes, por exemplo, nos iogurtes. São bactérias que impedem o crescimento de micro-organismos prejudiciais à saúde. Ao mesmo tempo, estimulam a produção de células de defesa e aumentam a produção de muco e o trânsito intestinal.

Prebióticos:

Pães e bebidas de soja estão nesse grupo. São substâncias que melhoram a flora intestinal, ao fornecer “comida” para ela.

Fitoesteróis:

Nessa grupo, encontram-se a margarina e o iogurte. São como chave e fechadura, onde entra o colesterol. Ele conecta-se a essas estruturas e, assim, diminuem a absorção de gordura.

Fibras:

Biscoitos de fibra, por exemplo, aumentam o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário