segunda-feira, 2 de junho de 2014

DIABETES: CUIDADO REDOBRADO COM OS PÉS


Síndrome metabólica de origem múltipla, o diabetes caracteriza-se pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos – com atuação deficitária da insulina, o açúcar não consegue entrar nas células para cumprir seu papel de fornecer energia e permanece circulando no organismo.



Entre os diabéticos, infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado “pé diabético”. Uma doença que, entretanto, pode ser evitada. Para orientá-los, apresentamos 10 coisas que você precisa saber ao lidar com esse problema e evitar complicações:
01.   Fique atento aos sintomas: a pessoa com pé diabético apresenta sintomas como formigamentos, dores, perda de sensibilidade local, sensação de agulhadas, dormência, queimação nos pés e pernas – todos com tendência a serem acentuados à noite e sentidos ao deitar.
02.   O Diabetes mal controlado é responsável por desencadear o pé diabético. Portanto, a medida mais importante a ser tomada é a manutenção dos níveis de glicemia controlados, além de exame visual diário dos pés e avaliação médica periódica.
03. Pacientes com diabetes tipo 1 e 2 devem obrigatoriamente passar por avaliação dos pés regularmente.
04. Prestar atenção ao surgimento de frieiras, cortes, calos, rachaduras, feridas ou até mesmo alterações de cor. Avisar imediatamente ao médico sobre alterações.
05. É importante manter os pés limpos, e usar água morna, nunca quente, para evitar queimaduras. O indicado é utilizar toalhas macias e manter a pele hidratada, mas evitar passar creme entre os dedos ou ao redor da unhas.
06. Evitar tecidos sintéticos para as meias. Dar preferência a algodão ou lã.
07. Evitar tirar a cutícula da unhas dos pés (para minimizar risco de cortes) e não cortar calos.
08. Sempre proteger os pés, inclusive na praia e piscina.
09. Os calçados ideias são fechados, macios, mas que ofereçam firmeza.
10. Fazer caminhadas, pois essa prática favorece a circulação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário