segunda-feira, 16 de junho de 2014

Aipim, Macaxeira, Maniva, Uaipi ou Xagala

Aipim, Macaxeira,  Maniva, Uaipi ou Xagala  

Muito prazer Mandioca.



Essa raiz tem dois tipos de carboidrato, a amilopectina e a amilose, que, juntos, liberam a glicose mais lentamente para o corpo. Isso facilita a digestão, evita picos de açúcar no sangue e dá gás de sobra para o dia a dia além de possuir maior quantidade de vitaminas A, B1, B2 e C.

Você sabia que 100 gramas de mandioca têm quase três vezes mais calorias que a mesma porção de batata - são 160 calorias contra 58, calma, não precisa se assustar ela não vai te engordar.. "A composição de carboidratos da raiz faz com que ela prolongue a saciedade, fazendo com que seu organismo mantenha-se saciado por mais tempo, isso quer dizer que vai demorar um pouco ais prá que você sinta fome, a mandioca costuma ter passe livre em dietas e é indicada a diabéticos.

 "Ao contrário de outras fontes de carboidrato, ela não gera picos de glicemia", justamente por ser um reduto desse nutriente, é prudente que ela não seja misturada nas refeições com outros depósitos de carboidrato, como arroz, macarrão...

 Uma dica: Na hora de cozinhar a mandioca adicione um fio de óleo na água.

 "Isso auxilia na retenção das vitaminas

Tesouro de nutrientes - o que há em 100 g de mandioca

Calorias (Kcal)........................160
Proteínas (g)..........................1,36
Lipídeos (g)............................0,28
Carboidratos (g)...................38,06
Fibras (g).................................1,8
Cálcio (mg)...............................16
Vitamina C (mg).....................20,6

Prepare

1. Cozida

O tempo no fogão costuma variar dependendo da colheita. Em geral, levam-se 15 minutos em fogo alto com água e um fio de óleo. O segredo para deixá-la macia é mantê-la imersa na água do cozimento até o momento de servir.

2. Farinha

Entra na receita de massas e bolos e é a base da tradicional farofa, que vai bem com feijoada e carne de sol. Para prepará-la, é indispensável usar óleo ou manteiga. Então, cuidado com os excessos.

3. Tapioca


Priorize a goma fresca para sentir mais o sabor. O importante no preparo é não dourar a tapioca: coloque na frigideira, vire-a e retire imediatamente. Sirva-a branquinha e, no recheio, use a imaginação.

4. Polvilho


Prefira os tipos frescos, menos industrializados, que têm sabor mais marcante. O azedo é usado no pão de queijo e nos sequilhos. O doce é ingrediente da chipa, biscoito da culinária paraguaia.


 Eu sempre trabalho em parceria com um nutricionista, pois cada organismo necessita de uma quantidade, portanto, exames em dia, exercícios físicos e alimentação saudável só lhe trarão benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário