quinta-feira, 10 de julho de 2014

HORMÔNIOS

Hormônio



É uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados e que funciona como biossinalizador. O termo provêm do grego ormão que significa evocar ou excitar.

Os hormônios são secretados em quantidades muito pequenas na corrente sanguínea. Assim sendo, podem ser produzidas por um órgão ou em determinadas células do órgão. É liberada e transportada diretamente pelo sangue. A sua função é exercer uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.

Os  hormônios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior, sendo que a ligação de um hormônio a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de uma outra maneira, controlando a função de órgãos inteiros. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos (hormônios estimulante da tireóide), enquanto outros afetam todo o organismo. (hormônio tireoidiano).



Podemos também citar como exemplo o hormônio insulina, que controla a razão, e a maneira pela qual a glicose é utilizada pelo corpo. Outros hormônios incluem as sexuais, as cortiço esteróides, a adrenalina, a tiroxina, e o hormônio do crescimento. Em plantas os hormônios são conhecidos como fatores de crescimento.

Nas mulheres, por volta dos 40 anos de idade, há uma queda brusca na produção de hormônios, que é chamada de menopausa; nos homens, essa queda é chamada de andropausa.

Alguns dos hormônios mais conhecidos são os que regulam as funções sexuais dos mamíferos (a testosterona e o estrogénio) e hormônios que regulam o nível de glicose no sangue (como a insulina).


Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios no homem são a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as paratireóides, as glândulas supra-renais, o pâncreas e as gônadas

Os hormônios podem ser classificados segundo as propriedades químicas:

peptídicos e protéicos

esteróides

derivados de aminoácidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário