quarta-feira, 23 de julho de 2014

Neurotransmissores (NT).

Hoje vou falar de alguns neurotransmissores: 



São moléculas pequenas que na sua maioria são derivados de precursores de proteínas, eles são encontrados geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. Os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica e captados por terminais pós- sinápticos(por meio de receptores localizados na membrana pós- sináptica) quando há passagem do impulso nervoso de uma célula para outra, o que chamamos de transmissão sináptica.  De acordo com a propriedade funcional do neurotransmissor e do terminal pós- sináptico, os neurotransmissores são conhecidos por promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas.

NT inibitórios como serotonina (5HT):
Neurotransmissor que possui interferências no humor, na ansiedade e na agressividade. - Desordens de humor - a diminuição da liberação de serotonina no sistema nervoso central está associada a desordens de humor e depressão.

 Ácido Gama Amino Butírico (GABA):
O principal neurotransmissor  inibitório do encéfalo. O processo inibitório ocorre quando o GABA se liga ao receptor, permitindo dessa forma a entrada de Cloro para dentro da célula. Responsável pela sintonia fina e coordenação dos movimentos entres outros.

Dopamina (DA):
Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas áreas encefálicas. Quando os níveis de dopamina estão extremamente baixos os pacientes são incapazes de se mover voluntariamente.


1- Dopamina NT do prazer, estado de felicidade e satisfação. O prazer pode ser descrito como uma sensação de felicidade e de satisfação resultado de uma experiência.

 2- Quando os pacientes são questionados porque fraquejam  com os  alimentos, que podem exacerbar sua obesidade, a maioria explica,  que,  não há nada relacionado com  fome ou mesmo com  o sabor da comida, eles afirmam que se alimentam para combater a ansiedade, tensão e a fadiga mental.

Assim a modulação deste NT Dopamina promove saciedade  modulando a motivação e o circuito de recompensa.

A deficiência de Dopamina se acentua em indivíduos com sobrepeso e obesidade e pode perpetuar a alimentação patológica.

 Outras características:

1-       Desejo de açúcar
2-       Desejo de café que estimulam atividade dopamina energia.
3-       Síndrome de fadiga crônica.
4-       Libido diminuído.
5-       Dificuldade para manter a rotina.
6-       Mal humor.

Pesquisas científicas  demonstram que uma das formas de aumentar Dopamina a nível cerebral é manter uma rotina de atividades físicas, exercitar- se constantemente.

Excesso de Dopamina características:
1-       Déficit de atenção
2-       Hiperatividade .
3-       Erro no metabolismo dos NTS.

Outros excitatórios Noradrenalina é sintetizada a partir da Dopamina.

 Noradrenalina (NA): Esse neurotransmissor está relacionado a excitação físico e mental, bem como é conhecido por promover o bom humor. … produzido no locus coeruleos e atua como mediador dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, conversão de glicogénio em energia e outros.

Excesso de Noradrenalina único que esta associado ao aumento do consumo de salgados, por exemplo carboidratos na forma de massas.

Manifestações clínicas:
1-       Hipertensão
2-       Resistência a insulina
3-       Níveis altos de estresse.


Deficiência de Noradrenalina podemos encontrar associado a diversas patologias :

1-       Fibromialgia
2-       Alteração de comportamento
3-       Anorexia
4-       Tensão pré menstrual .

Outro excitatório é a Adrenalina é sintetizada da Noradrenalina, que age em respostas aos mecanismos de estresse denominados de luta ou fuga.

Excesso esta associado

1-       Ansiedade .
2-       Hiperatividade
3-       Estresse.

Deficiência esta associada:

 1- Alto consumo de carboidratos necessários para produzir a energia necessária para manter a atividade metabólica no organismo .
2- Fadiga crônica
3-Alteração na concentração e regulação da memória
4-Fadiga adrenal e ganho de peso.

Você deve procurar o seu médico para exames e assim compreender melhor como estão trabalhando seus Neurotransmissores, costumo pedir exames aos meus pacientes para assim trabalharmos em parceria. Posso te ajudar a compreender como está seu organismo, mas lembre-se:  tudo está ligado alimentação e a prática de exercícios físicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário