segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ABUSOS

“Eis o começo de todo declínio: dar importância somente às grandes coisas e tratar com negligência as coisas pequenas. Ter em alta estima a humanidade e, entretanto, maltratar os criados - ou seja, eis o princípio de toda decadência.”



Hermann Hesse.

Hoje, o conceito de exercício físico pode ser visto como uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação de profissionais que visam, desta forma, desenvolver a resistência física, habilidades motoras, melhora do metabolismo, velocidade como nosso corpo trabalha e prevenção e tratamento de varias doenças.
Mas o que temos visto, por outro lado, são os “exercícios” provocando lesões e doenças. Por uma ditadura,em que, todo mundo faz o mesmo execício físico sem a mínima avaliação, para real definição, se está apto ou não à fazer o exercício.
Assim temos vistos vítimas dos “exercícios”, onde apresentam  lesões musculares, ortopédicas, disfunções hormonais, por uso abusivo de “suplementos” pré e pós treinos, que são usados muitas vezes sem nenhuma preescrição, dentro de uma ditadura em busca de resultados momentaneos, como foi ficar sem usar ?
Desta forma começamos a ver no dia a dia de consultórios e clínicas,  indivíduos jovens apresentando lesões, desvios de posturas podendo ser tratadas com fisioterapeutas a lesões mais grave levando a internação, destruição de músculos, situação essa apenas vista em casos de alcoolismo, alguns medicamentos, doenças genéticas , agora passa a ocorrer por conta de exercício físicos realizados em extremo.
Alterações hormonais, com bloqueio parcial ou total, do eixo hormonal, como vemos em atletas de MMA, por uso abusivo e aleatório de hormônios, estes atletas chegam totalmente debilitados do ponto de vista físico e pscicológico, pela gravidade do quadro, e dificuldade em atingir novamente alto desempenho...
No Ciclismo vimos ídolos serem rebaixados por não acreditarem em sua performance e técnica e acreditam apenas  e na utilização de substancias químicas.
Jamais devemos esquecer dos avanços da ciência hoje vemos atletas, antes considerados “velhos”, continuam a brilhar no futevôlei, futebol, maratonistas e em outros esportes, com dietas regradas e modulações hormonais preescritas de acordo com suas necessidades.

Queremos sim utilizar e aplicar todo este conhecimento em prol da qualidade de vida e saúde, dar importância somente às grandes coisas e tratar com negligência as coisas pequenas, como alimentar-se bem, ingerindo carboidratos, não são vilões, proteínas  são alimentos construtores, fontes de aminoacidos as gorduras mono e poli-insaturadas fontes essênciais para o nosso organismo.
Suplementos como diz o próprio nome suplementa, NÃO, é o carro chefe e não fará sozinha a mudança que você busca.
Hormônios são agentes aliados devem ser avaliados e quantificados antes de qualquer uso, independente da  forma a ser administrado, comprimidos ou forma injetável.

O principial objetivo é  a SAÚDE, na sua essência e fortaleza.

SAUDE À TODOS ...                   


sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O QUE VOCÊ SABE SOBRE OS HORMÔNIOS FEMININO?


Você já sentiu seu corpo de cabeça prá baixo, já pensou que podem ser seus hormônios?



Pouco importa onde são produzidos, se em glândulas, neurônios ou órgãos, são substâncias que regularizam inúmeras funções no metabolismo e, quando alteradas...
Motivo e tanto para que mulheres monitorem suas taxas de perto!



Testosterona

Apesar de ser conhecido como “hormônio masculino”, a testosterona é fundamental para a saúde sexual da mulher. Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 75% das mulheres que apresentavam disfunção sexual tinham níveis de testosterona baixos. No organismo feminino, a testosterona é produzida nas glândulas adrenal e nos ovários. A quantidade, claro, é menor do que nos homens. A produção excessiva do hormônio pode sinalizar tumor nas glândulas adrenal ou distúrbios ovarianos. Com isso, provoca irregularidade menstrual, aumento de pelos, acnes e de massa muscular. Responsável também pela dinâmica no dia dia , ou seja, evita fadiga, cansaço, prostração, a deficiência no organismo associa-se a um quadro similar a depressão.

Tiroxina 4

A ação da tiroxina 4 é a mesma para homens e mulheres. E, assim como acontece com os homens, a queda nas suas taxas também provoca o aumento da substância prolactina. A diferença é que, nas mulheres, o excesso de prolactina leva a alterações no ciclo menstrual e infertilidade.

Ocitocina

Além de ser liberado durante as relações sexuais femininas, o hormônio do amor também atua sobre útero e mamas. Ele é responsável pelas contrações da musculatura na hora do parto e auxilia na produção de leite durante a amamentação.


Serotonina

A serotonina regula o humor das mulheres. Nelas, o neurotransmissor acompanha os níveis de estrógeno. Por exemplo, quando ele cai durante o período pré-menstrual, a serotonina despenca. Esse é um dos motivos da irritabilidade e da compulsão por doces na TPM. E como explicar a maior incidência de depressão nesse público? A resposta pode estar num estudo da Universidade Médica Karolinska (Suécia), que mostrou a atuação diferenciada do hormônio em ambos os sexos. As mulheres têm maior número dos receptores de serotonina mais comuns, porém, têm níveis baixos das proteínas que transportam a substância para as células nervosas.


Comum em homens e mulheres

Cortisol

Produzido pela glândula adrenal em situações de estresse, o hormônio aumenta a pressão, mobiliza as reservas de glicose (garantindo energia ao corpo), aguça a memória e turbina o sistema imunológico. Nem sempre esse aumento é pontual. Na Síndrome de Cushing, a produção é constante e elevada, provocando aumento do peso e lapsos de memória. Já quando baixo, pode provocar cansaço e depressão.

Leptina

Produzido no tecido adiposo (gordura), ele circula pelo corpo até chegar ao cérebro, onde promove a saciedade. Pessoas obesas precisam produzir uma quantidade maior do hormônio para não ter fome. O efeito sanfona está vinculado a este hormônio. Ao emagrecer, as taxas de leptina caem, enquanto a fome aumenta para estimular o ganho de peso.

Grelina


Produzido no estômago durante o jejum, este hormônio desencadeia a sensação de fome. Ele diminui o metabolismo e estimula o estoque de gordura localizada se não nos alimentamos bem. Isso para garantir energia no caso de futuras privações. A grelina influência a memória, o hormônio do crescimento e o controle das taxas de açúcar do sangue.

Cuide-se, faça seus exames e tenha uma vida feliz.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

GORDURAS TRANS

Infelizmente na vida moderna nós estamos cada vez mais atarefados e o tempo fica cada vez mais curto para realização de refeições saudáveis, causando assim um déficit em nossa nutrição.



Inventada pela indústria alimentícia a gordura trans serve para deixar os alimentos mais saborosos, aumentar o prazo de validade, permitindo que os produtos permaneçam muito mais tempo nas prateleiras sem estragar, melhorar a conservação, valorizar a aparência dos alimentos deixando-os mais dourados e crocantes – no caso de salgadinhos de pacotes e alguns tipos de bolachas.

Nosso organismo sente muito mais dificuldade em matabolizar essa gordura, portanto, a gordura trans é uma das principais vilãs das dietas. A gordura trans não sintetizada no organismo humano por isso permanece depositada no corpo, não nos traz nenhum benefício.




A lista de problemas causadas pelo seu consumo; levando á uma síndrome metabólica, um conjunto de doenças graves: diabetes, triglicérides, pressão alta, aumento de LDL (colesterol ruim e diminuição do HDL (colesterol bom), entupimento dos vasos sangüíneos causando acidente vascular cerebral, acúmulo de gordura víceral (gordura no abdômen) e problemas circulatórios, como infarto e derrame cerebral.

A maior concentração destas gorduras está em: bolachas cream cracker, água e sal e principalmente as recheadas, pipocas de microondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos de pacotes, pastéis, folhados, tortas, bolos, tudo que vai margarinas nas receitas e fast-foods.



 O ideal é não consumi - lá e se consumir o mínimo possível. O recomendado é que sua ingestão não ultrapasse de 1% do valor calórico da dieta o que em uma alimentação de 2.000 calorias equivale a duas gramas.

Se comparados com uma refeição adequada, podemos observar uma diminuição em vitaminas, proteínas, sais-minerais e etc. necessárias para o bom funcionamento do corpo; aumentando assim a qualidade de vida das pessoas.

Comidas frescas e vivas só lhe trará benefícios...




E saiba que: CONSUMO DE FAST-FOOD  É PREJUDICIAL Á SAÚDE ACARRETANDO SOBREPESO E OBESIDADE.

Por isso eu insisto, pratique exercícios e alimente-se com saúde.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O TAL EFEITO SANFONA

Podemos comparar  o corpo humano a uma máquina perfeita.




Sendo assim, o organismo também precisa de programação e rotina, por isso, pode demorar para responder aos comandos dados por uma nova dieta e o início de exercícios físicos.
Sendo que o organismo mantém uma espécie de memória metabólica, com a tendência a retornar ao estado anterior, após sofrer alteração, “sendo assim, após um programa de emagrecimento, a pessoa deve enfrentar um período prolongado (entre 2 e 3 anos) de reeducação alimentar, dando oportunidade ao corpo de esquecer os padrões anteriores para não recuperar o que emagreceu”.

Você está acima do peso, mas não se sente à vontade com isso. Então, decide fazer o sacrifício necessário para emagrecer e deixar o corpo em dia: malha, muda completamente a dieta e, por fim, você comemora durante alguns meses, quando, de repente, descobre que nada adiantou, porque você recuperou todo o peso perdido e mais algum.

Infelizmente, a história contada acima se repete cada vez com mais frequência, especialmente com as mulheres - maiores vítimas do "efeito sanfona". Mas por quê? As pessoas voltam a engordar porque não cortam a causa do sobrepeso, mas apenas o efeito.

Vou citar duas causas principais para o mal: comer por impulso e retenção - quando o intestino não funciona muito bem. A maioria das pessoas que vivem engordando, emagrecendo e engordando novamente comem não pelo prazer dessa ação, e sim por impulso.

Essa falta de educação alimentar faz com que muita gente ganhe peso rapidamente. Então, como também querem perder os quilinhos a mais, depressa, costumam recorrer a dietas da moda para emagrecer. Até conseguem, porém permanecem esbeltas por pouco tempo. Logo voltam a se alimentar do jeito errado, por impulso e com excesso de calorias.


Mesmo quem deu duro para conseguir o "corpo dos sonhos" pode cair na armadilha de voltar aos hábitos de quando estava acima do peso. "O que ocorre é que muitos acham que chegaram ao patamar ideal e podem relaxar na alimentação e nos exercícios físicos".

Os problemas para aqueles que vivem no ciclo engorda-emagrece são vários. O "efeito sanfona" vai fazendo a pele ficar flácida. "Com o tempo, aparece celulite e mais tarde, estrias. Então, a pele acaba com aspecto envelhecido e feio". Além disso, pessoas obesas são mais propensas a desenvolver males como aumento do colesterol ruim, hipertensão, diabetes, infarto, derrame.

Sem contar que ficar ganhando e perdendo peso acaba com a autoestima de qualquer um. Assim, sentimentos como a tristeza e insegurança se tornam comuns. Depois de algum tempo, a pessoa tende a ficar desiludida, acreditando que nunca conseguirá permanecer magra, e que, portanto, deve deixar a saúde de lado.
A idéia é nutrir-se, não comer por impulso, se você realmente se alimenta corretamente todo o aparelho digestivo funciona super bem, então os excessos vão embora.

Quando come pelo impulso, forma pouca saliva, O estômago não produz os ácidos direito, O intestino funciona mais lento e a pessoa acaba engordando.

Algumas dicas

- Mantenha o equilíbrio entre atividade física, exercício físico e dieta. Atividade física é qualquer tipo de movimento corporal voluntário, como caminhada para a escola, tarefas domésticas e no ambiente de trabalho, que eleve o gasto energético do indivíduo acima dos níveis de repouso. Já o exercício físico é todo movimento realizado com planejamento, programação e objetivo específico, como é o caso de natação, musculação, corrida e ginástica, por exemplo. Você não terá bons resultados se praticar uma hora de exercício físico pela manhã, mas passar o dia todo sentado no escritório. Tente realizar alguma atividade no meio do dia, como uma breve caminhada após o almoço. Também ajuda andar até um ponto de ônibus mais distante, levar o cachorro para passear, varrer a calçada, dançar...


- Não é porque você emagreceu que po
de abusar nos finais de semana. Aquele chopp com pizza pode sim se transformar em quilinhos extras e colocar tudo a perder. Use a lei da compensação: comeu mais em um dia, coma menos e malhe mais em outro.

- Tenha em mente que o exercício físico faz parte da adoção de um estilo de vida saudável e para sempre. Se você parar de se exercitar, além de ganhar peso, perderá saúde.

- Evitar vícios como álcool e fumo, ter sono regular e momentos agradáveis de lazer contribui muito para alcançar sucesso em qualquer plano de perda ou manutenção de peso.

- Mantenha o programa alimentar e físico por pelo menos seis meses - tempo adequado à adaptação do organismo ao novo peso. Tendo atingido o peso ideal, saia de vez em quando da dieta - coma aquele doce desejado ou descanse um dia na semana. Fique atento, porém, a ganhos mínimos de peso e não se deixe levar pela gula - "é só mais uma barrinha" - ou pela preguiça.



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sete nutrientes para afastar rugas e flacidez

Eles estimulam a produção de colágeno e combatem radicais livres da pele

Muito tenho falado  sobre a importância da alimentação para manutenção do peso e a prevenção de doenças, mas o que nem todo mundo sabe é que ela influencia até mesmo a sua aparência. Consumir grandes quantidades de açúcar, por exemplo, pode levar à má oxigenação celular e, consequentemente, ao envelhecimento precoce. Felizmente, também é possível contar com uma grande variedade de nutrientes que estimulam a produção de colágeno da pele e combatem radicais livres, impedindo a degeneração celular.

Conheça quais são eles e onde é possível encontrá-los.

Licopeno

Poderoso antioxidante, o licopeno está presente em alimentos de cor vermelha, como a melancia, a goiaba e, principalmente, o tomate. "Ele potencializa a ação das enzimas que combatem  radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular",  ele pode ser um eficaz protetor contra os raios solares. Prefira investir em molhos e extratos de tomate, pois o nutriente é melhor absorvido quando cozido ou processado.


Betacaroteno

Assim como o licopeno, o betacaroteno faz parte da família dos carotenoides e é o principal precursor da vitamina A. Ele pode ser encontrado em alimentos amarelados ou alaranjados, como cenoura, abóbora e batata-doce. Sua principal atuação é como antioxidante, combatendo alterações celulares que poderiam levar ao envelhecimento da pele. A vitamina A, por sua vez, auxilia na restauração de lesões da pele e equilibra a produção de secreções das glândulas sebáceas, o que dificulta o entupimento ou a inflamação dos poros, que poderia causar espinhas.




Ômega-3

Muita gente não sabe, mas a gordura insaturada é fundamental para ter uma pele bonita.  A deficiência desse nutriente deixa a pele ressecada, pois ela não é lubrificada adequadamente sem gordura, é recomendável consumir peixes, como salmão e atum, além de alimentos como a castanha do Pará e amêndoas. Todas essas opções são ricas em ômega-3, uma gordura poli-insaturada.
  

Proteínas

A ingestão de proteínas é fundamental para a produção de colágeno. Para serem aproveitadas pelo organismo, entretanto, elas precisam ser quebradas em pequenas unidades chamadas aminoácidos. "Os alimentos que possuem maior variedade de aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir são as carnes, o leite e ovos", vale a pena incluir porções desses itens no cardápio. Para vegetarianos, o que mais se aproxima desses alimentos é a soja. Também é possível aumentar a oferta desses nutrientes consumindo o tradicional arroz (integral) com feijão que, juntos, constituem uma refeição altamente nutritiva.




Flavonoides

Flavonoides são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas em frutas secas, no chá verde, na uva e até no chocolate amargo. "Esses nutrientes agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular. Eles ainda são fundamentais para a absorção de vitamina C, que estimula a produção de colágeno. Esta, por sua vez, pode ser encontrada em frutas cítricas, como a laranja e o limão.




Probióticos

Probióticos são alimentos que possuem micro-organismos vivos em sua composição. Tal característica faz com que ele ajude a repor as bactérias benéficas no corpo, o que indiretamente leva a uma melhora da pele como um todo. "Pessoas com problemas gastrointestinais estão mais propensas a sofrer com acne e outros problemas de pele". Boas fontes de probióticos são iogurtes e leites fermentados.

Vitamina E


"A vitamina E é um antioxidante que está presente em vegetais de cor verde escuro, como o espinafre, a couve e o agrião". Ela protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o nutriente auxilia na ação da vitamina A, importante para a formação da camada de gordura natural da pele. Óleos vegetais também são boas fontes, como o de soja, cártamo e girassol, mas eles não podem ser submetidos a altas temperaturas para não perder parte da vitamina.



Alimentação balanceada e com a prática de exercícios físicos, com certeza, você se sentirá muito melhor e assim alcançará o seu objetivo.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DESTOXIFICAÇÃO

                             DESTOXIFICAÇÃO


É o processo químico pelo qual os produtos tóxicos são processados  para serem eliminados do organismo, muitos destes processos são feitos por enzimas,  as quais, necessitam de cofatores derivados de nutrientes essenciais.

O grande objetivo é fazer com que essas toxinas sejam transformadas em substâncias mais solúveis para serem eliminadas principalmente pela urina e ou bile.

Todas as células são capazes de destoxificar, porém, é no fígado e intestino onde ocorrem, em grande parte, este mecanismo.

Assim a intoxicação crônica por álcool, alimentos altamente industrializados e ou processados, tabagismo, levam  a deficiências nutricionais que desencadeiam distúrbios metabólicos, como consequência,  limitam o processo de destoxificação.  
   
1-FUNÇÃO GASTRICA E A FUNÇÃO DO INTESTINO DELGADO.

 Devem estar adequadas para a digestão dos alimentos e para obtenção dos nutrientes essenciais.
 Disbiose intestinal e putrefação dos alimentos parcialmente digeridos podem contribuir com a sobrecarga
 tóxica e dificultar a destoxificação.

2- FUNÇÃO HEPATICA

Requer nutrientes essenciais, é o órgão onde a maioria da destoxificaçã química ocorre. Pode ser
sobrecarregado por infecções, álcool, drogas, etc.

3- FUNÇÃO CIRCULATÓRIA

Deve ser desobstruída e eficiente para obter oxigenação dos tecidos, respiração das células, pois a circulação são os condutores primários para  transportar  nutrientes para as células.

4-FUNÇÃO ADRENAL E TIREOIDIANA.

Quando em atividade adequada estes hormônios influenciam as ações das enzimas e a taxa metabólica.
 Metabolismo lento significa destoxificação lenta.




5- FUNÇÃO RENAL

É no fígado e no intestino que ocorre em grande parte o mecanismo.
Portanto, TEM QUE SER EXCELENTE, para eliminação dos produtos tóxicos
A ingestão de agua é uma das mais importantes medidas, para eliminação dos produtos tóxicos pelo Rim.

7-FUNÇÃO INTESTINAL

A saúde intestinal é fundamental para auxiliar a destoxificação.

- glutamina, ácidos graxos e zinco atuam reparando a mucosa intestinal;
-consuma fibras para limpar as toxinas do trato digestório

 Melhore a eliminação de toxinas

- beba muita água: de 6 a 8 copos por dia;
- propicie o suor por meio de atividade física e sauna;
- se possível faça drenagem linfática semanalmente e/ou ioga pois melhoram a fluidez dos
vasos  linfáticos e ajudam a eliminar as toxinas.



Alimentos e fitoquímicos que auxiliam no processo de destoxificação
 - alho

- chá verde

- romã

- limão

- alcachofra

- cardo mariano

- própolis

- alecrim

- cúrcuma



- sucos de frutas com vegetais


quarta-feira, 30 de julho de 2014

DIETAS

Todos os pacientes possuem um corpo com massa magra e massa gorda, você sabia?




 O interessante é que  somente a  massa magra é que consegue queimar calorias e   o motor básico da queima de gordura do corpo é o  músculo.

 A massa gorda simplesmente fica parada, como uma forma de energia armazenada que o corpo acumula.

A simples redução de peso, por restrição alimentar desbalanceada pode levar  a  grandes perdas de massa muscular  magra,  que é formada por proteínas .

 Uma pessoa que perde uma quantidade de massas muscular  magra, proteína, não consegue queimar tantas calorias como antes e , o corpo volta a ganhar peso , não repõe o tecido muscular perdido e sim acrescenta 50% de gordura.

Isso quer dizer que fazer dieta é sério, é preciso acompanhamento e um cardápio ideal.

Assim não basta medir  quilos perdidos, em um regime exagerado ou jejum prolongado, você estará desgastando os seus músculos, e a massa gorda irá ficar aí.

 Um regime acompanhado de exercícios reduz a perda de proteínas preciosas e aumenta queima de gordura.


Portanto não se prenda apenas aos exercícios aeróbicos pratique  também anaeróbios,  musculação, para

 não  perder massa magra , músculo.

Outras vantagens:

 1-O corpo queima muitas calorias adicionais, após o treino, devido aumento do consumo de oxigênio.


2- Baixo risco de doença cardio.

3- Redução do  risco de osteoporose, por menor perda de cálcio pelo tecido ósseo e melhor absorção do cálcio .

4- Evitar quadros de depressão, por liberar endorfina.

5-Diminui os níveis da insulina , por diminuir o teor de açúcar e consequente reduz a insulina e a fome.

Agora lembre se é necessário aumentar a taxa do batimento cardíaco, pois, só quando aumentamos esta frequência de repouso é que a taxa metabólica aumenta , e a taxa metabólica de redução de tecido gorduroso.


Portanto, agite-se, movimente-se. Lembre-se:  para descansar  teremos a eternidade ...


Beijo

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Neurotransmissores (NT).

Hoje vou falar de alguns neurotransmissores: 



São moléculas pequenas que na sua maioria são derivados de precursores de proteínas, eles são encontrados geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. Os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica e captados por terminais pós- sinápticos(por meio de receptores localizados na membrana pós- sináptica) quando há passagem do impulso nervoso de uma célula para outra, o que chamamos de transmissão sináptica.  De acordo com a propriedade funcional do neurotransmissor e do terminal pós- sináptico, os neurotransmissores são conhecidos por promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas.

NT inibitórios como serotonina (5HT):
Neurotransmissor que possui interferências no humor, na ansiedade e na agressividade. - Desordens de humor - a diminuição da liberação de serotonina no sistema nervoso central está associada a desordens de humor e depressão.

 Ácido Gama Amino Butírico (GABA):
O principal neurotransmissor  inibitório do encéfalo. O processo inibitório ocorre quando o GABA se liga ao receptor, permitindo dessa forma a entrada de Cloro para dentro da célula. Responsável pela sintonia fina e coordenação dos movimentos entres outros.

Dopamina (DA):
Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas áreas encefálicas. Quando os níveis de dopamina estão extremamente baixos os pacientes são incapazes de se mover voluntariamente.


1- Dopamina NT do prazer, estado de felicidade e satisfação. O prazer pode ser descrito como uma sensação de felicidade e de satisfação resultado de uma experiência.

 2- Quando os pacientes são questionados porque fraquejam  com os  alimentos, que podem exacerbar sua obesidade, a maioria explica,  que,  não há nada relacionado com  fome ou mesmo com  o sabor da comida, eles afirmam que se alimentam para combater a ansiedade, tensão e a fadiga mental.

Assim a modulação deste NT Dopamina promove saciedade  modulando a motivação e o circuito de recompensa.

A deficiência de Dopamina se acentua em indivíduos com sobrepeso e obesidade e pode perpetuar a alimentação patológica.

 Outras características:

1-       Desejo de açúcar
2-       Desejo de café que estimulam atividade dopamina energia.
3-       Síndrome de fadiga crônica.
4-       Libido diminuído.
5-       Dificuldade para manter a rotina.
6-       Mal humor.

Pesquisas científicas  demonstram que uma das formas de aumentar Dopamina a nível cerebral é manter uma rotina de atividades físicas, exercitar- se constantemente.

Excesso de Dopamina características:
1-       Déficit de atenção
2-       Hiperatividade .
3-       Erro no metabolismo dos NTS.

Outros excitatórios Noradrenalina é sintetizada a partir da Dopamina.

 Noradrenalina (NA): Esse neurotransmissor está relacionado a excitação físico e mental, bem como é conhecido por promover o bom humor. … produzido no locus coeruleos e atua como mediador dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, conversão de glicogénio em energia e outros.

Excesso de Noradrenalina único que esta associado ao aumento do consumo de salgados, por exemplo carboidratos na forma de massas.

Manifestações clínicas:
1-       Hipertensão
2-       Resistência a insulina
3-       Níveis altos de estresse.


Deficiência de Noradrenalina podemos encontrar associado a diversas patologias :

1-       Fibromialgia
2-       Alteração de comportamento
3-       Anorexia
4-       Tensão pré menstrual .

Outro excitatório é a Adrenalina é sintetizada da Noradrenalina, que age em respostas aos mecanismos de estresse denominados de luta ou fuga.

Excesso esta associado

1-       Ansiedade .
2-       Hiperatividade
3-       Estresse.

Deficiência esta associada:

 1- Alto consumo de carboidratos necessários para produzir a energia necessária para manter a atividade metabólica no organismo .
2- Fadiga crônica
3-Alteração na concentração e regulação da memória
4-Fadiga adrenal e ganho de peso.

Você deve procurar o seu médico para exames e assim compreender melhor como estão trabalhando seus Neurotransmissores, costumo pedir exames aos meus pacientes para assim trabalharmos em parceria. Posso te ajudar a compreender como está seu organismo, mas lembre-se:  tudo está ligado alimentação e a prática de exercícios físicos.



quinta-feira, 10 de julho de 2014

HORMÔNIOS

Hormônio



É uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados e que funciona como biossinalizador. O termo provêm do grego ormão que significa evocar ou excitar.

Os hormônios são secretados em quantidades muito pequenas na corrente sanguínea. Assim sendo, podem ser produzidas por um órgão ou em determinadas células do órgão. É liberada e transportada diretamente pelo sangue. A sua função é exercer uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.

Os  hormônios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior, sendo que a ligação de um hormônio a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de uma outra maneira, controlando a função de órgãos inteiros. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos (hormônios estimulante da tireóide), enquanto outros afetam todo o organismo. (hormônio tireoidiano).



Podemos também citar como exemplo o hormônio insulina, que controla a razão, e a maneira pela qual a glicose é utilizada pelo corpo. Outros hormônios incluem as sexuais, as cortiço esteróides, a adrenalina, a tiroxina, e o hormônio do crescimento. Em plantas os hormônios são conhecidos como fatores de crescimento.

Nas mulheres, por volta dos 40 anos de idade, há uma queda brusca na produção de hormônios, que é chamada de menopausa; nos homens, essa queda é chamada de andropausa.

Alguns dos hormônios mais conhecidos são os que regulam as funções sexuais dos mamíferos (a testosterona e o estrogénio) e hormônios que regulam o nível de glicose no sangue (como a insulina).


Alguns dos principais órgãos produtores de hormônios no homem são a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as paratireóides, as glândulas supra-renais, o pâncreas e as gônadas

Os hormônios podem ser classificados segundo as propriedades químicas:

peptídicos e protéicos

esteróides

derivados de aminoácidos.


terça-feira, 1 de julho de 2014

Movimente-se

Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que inclui maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.

Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é ter algum grau de atividade física e mental, não durante um mês mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos recebemos um corpo saudável e temos o dever de cuidar e zelar por este que é nosso abrigo.



Vantagens que a atividade física proporciona:

As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.

Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.

O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.
A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.

A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos como o fumo entre outros.

Na ausência de exercícios físicos diários, nossos corpos tornam-se depósitos de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, nossos músculos tornam-se fracos e tensos. 

O ideal é praticar atividade física durante toda vida mas, independentemente disto, podemos recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

Mas...

Atenção!


Para vocês que desejam começar a se movimentar, é de primordial importância que façam antes um "check up" das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias).

 A partir daí, procure orientação médica juntamente com um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades.


Sabemos que fazer exercícios físicos com regularidade faz bem, mas esse conhecimento não é suficiente.

O importante é FAZER, pois de que serve um conhecimento que não é aproveitado?